terça-feira, 24 de março de 2009

Plano de Ensino : CIÊNCIAS (E.P.I)

Plano de Ensino

Plano de Ensino : CIÊNCIAS (E.P.I)



Professora – Maria Inês Lobe- (E.E.B. Profª Áurea Perpétua Gomes

Ementa:

Meio Biótico e Desenvolvimento Sustentável – Ciclo da Matéria e Energia - Fenômenos Meio Abiótico Físico e Químico – Esquema corporal, Espaço, Natureza, Fotossíntese, Metamorfose, Saúde, Sociedade, Evolução.

Justificativa: Todo o ser humano, depois que nasce começa a interagir e a explorar o meio em que vive e aos poucos conhecendo o mundo ao seu redor.

Objetivos Gerais:

* - Compreender a natureza e a si mesmo como um todo, sendo parte integrante do mundo em que vive e responsável pelas transformações que causa nela.

* - Desenvolver consciência ecológica cuidando do meio ambiente;

* - Compreender a saúde como um bem comum;

* - Reconhecer a tecnologia como meio de conseguir repor as necessidades humanas;

* - Ser crítico para saber a diferença entre o uso correto e necessário daqueles que são prejudiciais ao equilíbrio da natureza e do homem.

Conteúdo Programático:

A ÁGUA

O que será trabalhado?

  • A importância da água e sua utilidade (1º ano);

  • Distribuição da água para seres vivos (1º ano)

  • Estados e mudanças de estados físicos da água (2º ano)

  • Reconhecimento da água potável (1º e 2º ano)

  • Explicação do funcionamento das estações de tratamento (3º e 4º ano)

  • Ciclo da Água


Como?

  • Desenhando, pintando;

  • Lendo e interpretando o texto;

  • Promovendo debates sobre o assunto em sala;

  • Pesquisando e registrando as informações;

Para quê?

  • Para desenvolver a consciência de que a quantidade de água doce disponível ao consumo humano é limitada e deve ser poupada e preservada;

  • Para estabelecer relações entre as mudanças de estado físico, o ciclo da água e a manutenção da vida.


A TERRA

O quê será trabalhado?

  • Camadas da terra, onde pisamos; (1º ano)

  • Componentes do solo, tipos e utilidades; (2º ano)

  • Aproveitamento do solo e das rochas (2º e 3º ano)

  • Impactos ambientais causados pela natureza e pelo homem (3º ano e 4ª série)

Como?

  • Através de pesquisas e cartazes

  • Plantando mudas em vasos

  • Trabalhando com argila

  • Pesquisando e registrando as conclusões

Para quê?

  • Reconhecer o mecanismo da formação, a importância de se cuidar do meio ambiente para a manutenção da vida;

  • Adquirir hábitos críticos de responsabilidade com relação ao meio ambiente.

    AS PLANTAS

O que será trabalhado?

  • Plantas e suas partes (1ª ano);

  • Plantas que servem para a alimentação; (1º ano e 2º ano);

  • Plantas medicinais /comestíveis /venenosas; (1º ano, 2º ano e 3º ano);

  • Diversidade vegetal no ambiente (3º ano e 4ª série).

Como?

  • Realizando pesquisas e observações;

  • Pesquisando plantas no jardim de casa;

  • Comparando as plantas entre os alunos;

  • Entrevistando pessoas mais idosas para adquirir conhecimento dos costumes antigos a respeito das plantas que servem como alternativa medicinal.

Para quê?

  • Valorizar a pessoa de “melhor idade”;

  • Ser crítico com relação à interferência do homem no meio ambiente.


OS ANIMAIS

O que vai se estudar?

  • Animais de estimação / selvagem / domésticos (1º ano)

  • Animais vertebrados / invertebrados (2º ano e 3º ano)

  • Animais úteis e os nocivos (2º ano e 3º ano)

  • Classificação: mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes (2º ano, 3º ano e 4ª série)

  • Alimentação dos animais (4ª série)

Como?

  • Pesquisar a metamorfose do sapo ou da borboleta;

  • Pesquisar em revistas, livros etc.;

  • Trabalhar com cruzadinhas e caça palavras;

  • Dobraduras e desenhos

  • Jogos

Para quê?

  • Reconhecer diversos tipos de animais através da observação

  • Saber identificar as características de cada grupo;

  • Desenvolver a criatividade;

  • Respeitar os animais e seu habitat;

  • Conscientização da preservação dos animais.

O CORPO HUMANO

O que vai se estudar?

  • Higiene pessoal e do ambiente (Cuidados com a Dengue) (1º ano, 2º ano);

  • Partes do corpo Humano e órgãos dos sentidos (1º ano, 2º ano e 3º ano);

  • Pirâmide alimentar (3º ano)

  • Atividades físicas ( 3º ano)

  • Célula ( 3º ano e 4ª série)

  • Tecido (4ª série)

  • Doenças (4ª série)

Como?

  • Pesquisar as vacinas de cada um;

  • Trabalhar com cruzadinhas;

  • Textos, esquemas corporais;

  • Descobrir sensações através dos sentidos e adivinhações.

Para quê?

  • Ter atitudes de respeito com seu corpo e o do próximo

  • Perceber e evitar situações que possam levar aos vícios ou hábitos indesejáveis e prejudiciais à saúde.

A CADEIA ALIMENTAR

O que será estudado?

  • Cadeia alimentar (2º ano, 3º ano e 4ª série);

  • Introdução, fontes de energia das cadeias alimentares (3º ano e 4ª série);

  • Alimentos, produtores, compositores e decompositores (3º ano e 4ª série).

Como?

  • Análise de dados

  • Formulação de hipótese;

  • Pesquisa em internet e demais fontes

  • Desenhos e interpretações

  • Jogos de memória

Para quê?

  • Tomar consciência de sua presença no contexto sócio cultural

  • Dar importância às relações bióticas e de dependência entre os fatores bióticos e abióticos no meio.

O SISTEMA SOLAR

O que será estudado?

  • O Sol como fornecedor de calor e energia (2º ano);

  • Perigos para a saúde causados pelo Sol (2º ano, 3º ano);

  • Movimentos da Terra (2º e 3º ano);

  • Sistema Solar (4ª série).

Como?

* Através de reconhecimento de situação problema

  • Pesquisas em fontes diversas

  • Registros e Textos

  • Desenho e palavras cruzadas

  • Maquete do sistema solar.

Para quê?

  • Compreender a dinâmica e a extensão do Universo;

  • Conscientizar para o perigo da exposição ao sol à saúde

  • Conhecimento do Sistema Solar propriamente

O AR

O que será trabalhado?

  • O que é o ar? (1º e 2º ano);

  • Importância e utilidades (1º e 2º ano);

  • Agentes poluidores (3º ano);

  • Características: peso, composição, movimento, utilidades (3º ano e 4ª série);

  • Gravidade (4ª série)

Como?
  • Através de charadas, desenhos;

  • Construindo cata ventos e aviões de papel;

  • Realizando experiência e registrando as observações.

Para quê?

  • Reconhecer que o ar é fundamental para a existência dos seres vivos;

  • Correlacionar a força da gravidade com o nosso cotidiano e as influências na órbita dos planetas, a permanência da atmosfera ao redor da Terra, etc.

  • Preservar a saúde e a qualidade de vida.

Plano de Ensino de Matemática (E.P.I.)

Professora : Maria Inês Lobe.

Número
O que será estudado?

1º e 2º ano:

  • História dos números;

  • Adição e Subtração;

  • Ordem Crescente e Decrescente;

  • Noção de dúzia, metade, dobro, triplo;

  • Sistema Monetário


3º ano:
  • Os itens acima (recapitular);

  • As quatro operações com reserva;

  • Divisão com dois números;

  • Números fracionários, decimais e romanos;

  • Composição dos números (quadro de valores)

4ª Série:

  • Os itens acima, já em situações problema;

  • Expressões numéricas (simples, com quatro operações);

  • Números racionais – frações (representação, leitura, operações com números de denominadores iguais)

  • Representação decimal

Como?

  • Jogos

  • Bingo

  • Exercícios coletivos e individuais

Para quê?


* Adquirir habilidades em calcular, classificar, ordenar, comparar, interpretar, medir, construir, consultar tabelas ou gráficos;
* Desenvolver capacidade de pensar e agir de forma crítica e consciente para melhorar a sua vida e a da comunidade;

  • Despertar a interpretação, a análise e a conclusão;

  • Saber como utilizar o conhecimento no seu dia/dia.

Medidas

O que será estudado?

  • Grandezas (comprimento (metro)), (1º e 2º ano);

  • Massa (Kg.), capacidade (litro), tempo (relógio e calendário), (1º e 2º ano);

  • Os itens acima, com medidas não padrão, 3º ano;

  • Medidas acima padronizadas (composição e decomposição), (3º ano);

  • Os itens acima, mais área, volume, (4ª série);

  • Temperatura, (4ª série).

Como?

  • Fazendo o acompanhamento do crescimento de cada aluno, no começo e final de ano;

  • Medidas não padrão usando mãos, pés, palmos, passos, barbante etc.;

  • As padronizadas: balança, metro, litro, régua;

Para quê?

  • Para a compreensão dos procedimentos de medição (comprimento, massa, capacidade e tempo) no cotidiano.

Geometria e Forma

O quê será trabalhado?

  • Formas Geométricas (plana e espacial), (1º e 2 º ano);

  • Polígonos, (3º ano);

  • Situações problemas, (4ª série);

Como?

  • Através da observação de objetos e seus usos;

  • Desenhos;

  • Tangran;

Para quê?

  • Para poder localizar-se;

  • Perceber tamanho e forma;

  • Encontrar o uso e a relação no dia/dia.

Estatística e Probabilidade (quantidade)

O que será trabalhado?

  • Tabelas e gráficos (legenda), (1º ano);

  • Tabelas e gráficos, (1º ano, 2º ano);

  • Os itens acima, mais as situações problema, (3º ano e 4ª série);

Como?

  • Através de interpretação de desenhos;

  • Construção de tabelas ordenadas;

Para quê?

  • Para expressar e identificar fatos e fenômenos do cotidiano por meio da organização de tabelas e gráficos.


P.S.

Vale lembrar, que sendo professora do programa de E.P.I. as avaliações serão convalidadas juntamente às demais avaliações feitas pelos professores do período normal de cada turma, usando como critério o aprendizado e as conquistas de um modo geral, mas contínua de cada um.





Maria Inês Lobe

Profª E.P.I – 1º,2º,3º ano e 4ª série (anos iniciais)






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