Plano de Ensino : CIÊNCIAS (E.P.I)
Professora – Maria Inês Lobe- (E.E.B. Profª Áurea Perpétua Gomes
Ementa:
Meio Biótico e Desenvolvimento Sustentável – Ciclo da Matéria e Energia - Fenômenos Meio Abiótico Físico e Químico – Esquema corporal, Espaço, Natureza, Fotossíntese, Metamorfose, Saúde, Sociedade, Evolução.
Justificativa: Todo o ser humano, depois que nasce começa a interagir e a explorar o meio em que vive e aos poucos conhecendo o mundo ao seu redor.
Objetivos Gerais:
* - Compreender a natureza e a si mesmo como um todo, sendo parte integrante do mundo em que vive e responsável pelas transformações que causa nela.
* - Desenvolver consciência ecológica cuidando do meio ambiente;
* - Compreender a saúde como um bem comum;
* - Reconhecer a tecnologia como meio de conseguir repor as necessidades humanas;
* - Ser crítico para saber a diferença entre o uso correto e necessário daqueles que são prejudiciais ao equilíbrio da natureza e do homem.
Conteúdo Programático:
A ÁGUA
O que será trabalhado?
A importância da água e sua utilidade (1º ano);
Distribuição da água para seres vivos (1º ano)
Estados e mudanças de estados físicos da água (2º ano)
Reconhecimento da água potável (1º e 2º ano)
Explicação do funcionamento das estações de tratamento (3º e 4º ano)
Ciclo da Água
Como?
Desenhando, pintando;
Lendo e interpretando o texto;
Promovendo debates sobre o assunto em sala;
Pesquisando e registrando as informações;
Para quê?
Para desenvolver a consciência de que a quantidade de água doce disponível ao consumo humano é limitada e deve ser poupada e preservada;
- Para estabelecer relações entre as mudanças de estado físico, o ciclo da água e a manutenção da vida.
A TERRA
O quê será trabalhado?
Camadas da terra, onde pisamos; (1º ano)
Componentes do solo, tipos e utilidades; (2º ano)
Aproveitamento do solo e das rochas (2º e 3º ano)
Impactos ambientais causados pela natureza e pelo homem (3º ano e 4ª série)
Como?
Através de pesquisas e cartazes
Plantando mudas em vasos
Trabalhando com argila
Pesquisando e registrando as conclusões
Para quê?
Reconhecer o mecanismo da formação, a importância de se cuidar do meio ambiente para a manutenção da vida;
- Adquirir hábitos críticos de responsabilidade com relação ao meio ambiente.
AS PLANTAS
O que será trabalhado?
Plantas e suas partes (1ª ano);
Plantas que servem para a alimentação; (1º ano e 2º ano);
Plantas medicinais /comestíveis /venenosas; (1º ano, 2º ano e 3º ano);
Diversidade vegetal no ambiente (3º ano e 4ª série).
Como?
Realizando pesquisas e observações;
Pesquisando plantas no jardim de casa;
Comparando as plantas entre os alunos;
Entrevistando pessoas mais idosas para adquirir conhecimento dos costumes antigos a respeito das plantas que servem como alternativa medicinal.
Para quê?
Valorizar a pessoa de “melhor idade”;
Ser crítico com relação à interferência do homem no meio ambiente.
OS ANIMAIS
O que vai se estudar?
Animais de estimação / selvagem / domésticos (1º ano)
Animais vertebrados / invertebrados (2º ano e 3º ano)
Animais úteis e os nocivos (2º ano e 3º ano)
Classificação: mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes (2º ano, 3º ano e 4ª série)
Alimentação dos animais (4ª série)
Como?
Pesquisar a metamorfose do sapo ou da borboleta;
Pesquisar em revistas, livros etc.;
Trabalhar com cruzadinhas e caça palavras;
Dobraduras e desenhos
Jogos
Para quê?
Reconhecer diversos tipos de animais através da observação
Saber identificar as características de cada grupo;
Desenvolver a criatividade;
Respeitar os animais e seu habitat;
Conscientização da preservação dos animais.
O CORPO HUMANO
O que vai se estudar?
Higiene pessoal e do ambiente (Cuidados com a Dengue) (1º ano, 2º ano);
Partes do corpo Humano e órgãos dos sentidos (1º ano, 2º ano e 3º ano);
Pirâmide alimentar (3º ano)
Atividades físicas ( 3º ano)
Célula ( 3º ano e 4ª série)
Tecido (4ª série)
Doenças (4ª série)
Como?
Pesquisar as vacinas de cada um;
Trabalhar com cruzadinhas;
Textos, esquemas corporais;
Descobrir sensações através dos sentidos e adivinhações.
Para quê?
Ter atitudes de respeito com seu corpo e o do próximo
Perceber e evitar situações que possam levar aos vícios ou hábitos indesejáveis e prejudiciais à saúde.
A CADEIA ALIMENTAR
O que será estudado?
Cadeia alimentar (2º ano, 3º ano e 4ª série);
Introdução, fontes de energia das cadeias alimentares (3º ano e 4ª série);
Alimentos, produtores, compositores e decompositores (3º ano e 4ª série).
Como?
Análise de dados
Formulação de hipótese;
Pesquisa em internet e demais fontes
Desenhos e interpretações
Jogos de memória
Para quê?
Tomar consciência de sua presença no contexto sócio cultural
Dar importância às relações bióticas e de dependência entre os fatores bióticos e abióticos no meio.
O SISTEMA SOLAR
O que será estudado?
O Sol como fornecedor de calor e energia (2º ano);
Perigos para a saúde causados pelo Sol (2º ano, 3º ano);
Movimentos da Terra (2º e 3º ano);
Sistema Solar (4ª série).
Como?
* Através de reconhecimento de situação problema
Pesquisas em fontes diversas
Registros e Textos
Desenho e palavras cruzadas
Maquete do sistema solar.
Para quê?
Compreender a dinâmica e a extensão do Universo;
Conscientizar para o perigo da exposição ao sol à saúde
Conhecimento do Sistema Solar propriamente
O AR
O que será trabalhado?
O que é o ar? (1º e 2º ano);
Importância e utilidades (1º e 2º ano);
Agentes poluidores (3º ano);
Características: peso, composição, movimento, utilidades (3º ano e 4ª série);
Gravidade (4ª série)
Através de charadas, desenhos;
Construindo cata ventos e aviões de papel;
Realizando experiência e registrando as observações.
Para quê?
Reconhecer que o ar é fundamental para a existência dos seres vivos;
Correlacionar a força da gravidade com o nosso cotidiano e as influências na órbita dos planetas, a permanência da atmosfera ao redor da Terra, etc.
Preservar a saúde e a qualidade de vida.
Plano de Ensino de Matemática (E.P.I.)
Professora : Maria Inês Lobe.
Número
O que será estudado?
1º e 2º ano:
História dos números;
Adição e Subtração;
Ordem Crescente e Decrescente;
Noção de dúzia, metade, dobro, triplo;
Sistema Monetário
Os itens acima (recapitular);
As quatro operações com reserva;
Divisão com dois números;
Números fracionários, decimais e romanos;
Composição dos números (quadro de valores)
4ª Série:
Os itens acima, já em situações problema;
Expressões numéricas (simples, com quatro operações);
Números racionais – frações (representação, leitura, operações com números de denominadores iguais)
Representação decimal
Como?
Jogos
Bingo
Exercícios coletivos e individuais
Para quê?
* Desenvolver capacidade de pensar e agir de forma crítica e consciente para melhorar a sua vida e a da comunidade;
Despertar a interpretação, a análise e a conclusão;
Saber como utilizar o conhecimento no seu dia/dia.
Medidas
O que será estudado?
Grandezas (comprimento (metro)), (1º e 2º ano);
Massa (Kg.), capacidade (litro), tempo (relógio e calendário), (1º e 2º ano);
Os itens acima, com medidas não padrão, 3º ano;
Medidas acima padronizadas (composição e decomposição), (3º ano);
Os itens acima, mais área, volume, (4ª série);
Temperatura, (4ª série).
Como?
Fazendo o acompanhamento do crescimento de cada aluno, no começo e final de ano;
Medidas não padrão usando mãos, pés, palmos, passos, barbante etc.;
As padronizadas: balança, metro, litro, régua;
Para quê?
Para a compreensão dos procedimentos de medição (comprimento, massa, capacidade e tempo) no cotidiano.
Geometria e Forma
O quê será trabalhado?
Formas Geométricas (plana e espacial), (1º e 2 º ano);
Polígonos, (3º ano);
Situações problemas, (4ª série);
Como?
Através da observação de objetos e seus usos;
Desenhos;
Tangran;
Para quê?
Para poder localizar-se;
Perceber tamanho e forma;
Encontrar o uso e a relação no dia/dia.
Estatística e Probabilidade (quantidade)
O que será trabalhado?
Tabelas e gráficos (legenda), (1º ano);
Tabelas e gráficos, (1º ano, 2º ano);
Os itens acima, mais as situações problema, (3º ano e 4ª série);
Como?
Através de interpretação de desenhos;
Construção de tabelas ordenadas;
Para quê?
Para expressar e identificar fatos e fenômenos do cotidiano por meio da organização de tabelas e gráficos.
P.S.
Vale lembrar, que sendo professora do programa de E.P.I. as avaliações serão convalidadas juntamente às demais avaliações feitas pelos professores do período normal de cada turma, usando como critério o aprendizado e as conquistas de um modo geral, mas contínua de cada um.
Maria Inês Lobe
Profª E.P.I – 1º,2º,3º ano e 4ª série (anos iniciais)
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